*(publicado no blog da DP2 Produtora em 01 de fevereiro de 2019)
Há aquele velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Sem querer questionar a veracidade da sabedoria popular, fato é que damos muita importância ao impacto do primeiro contato que temos tanto com pessoas quanto com empresas. Nesse sentido, produzir um bom vídeo institucional que apresente de maneira interessante a empresa ao público pode abrir muitas portas e moldar opiniões.
Um vídeo de poucos minutos pode ficar muito tempo na cabeça de quem o assiste, fixando a empresa no subconsciente do público. Mas, como produzir um vídeo institucional que cause impacto positivo? O maior segredo talvez esteja no roteiro.
O roteiro é o esboço do vídeo. É nele, através da descrição das ações, que podemos organizar ideias, ter noção de quanto durará o vídeo, quem participará dele (gerência, funcionários reais, personagens, etc), quais cenários serão necessários e como mais ou menos será a edição do vídeo institucional. Em resumo, roteiro é a base de tudo.
O processo inicial para criação do roteiro é a montagem do briefing. Trata-se de um relatório onde se coleta o máximo de informações possíveis sobre a empresa, seu público, qual o objetivo daquele vídeo, o que ele visa atingir, como mais ou menos se imagina que o vídeo possa ficar, quais referências audiovisuais podem ser usadas e por aí vai. Um bom briefing facilitará muito a escrita do roteiro. [continue lendo no blog da DP2]
Imagem: DP2 Comunicação