Escritório EY: Conheça o Workplace of the Future*


Foto: Divulgação EY
O novo escritório paulistano da Ernst & Young (ou simplesmente EY), uma das maiores empresas de Auditoria e Consultoria do mundo, recebeu certificação LEED CI, categoria Platinum. Ocupando cinco andares da Torre Norte do Condomínio São Paulo Corporate Towers (que também é certificado LEED CS – Platinum), o escritório é local de trabalho de cerca de 3 mil colaboradores e se tornou um exemplo de como aliar sustentabilidade, tecnologia e inovação, sem deixar de pensar no bem-estar dos funcionários.
Ao adentrar o espaço, a primeira coisa que chama a atenção é uma grande área de convivência com sofás, pufes, mesas e balcões, além de uma máquina de café e outra de petiscos saudáveis. “Quisemos criar esse espaço para atender os mais diversos tipos de profissionais e deixar o ambiente melhor, mais dinâmico”, explica Zunara Carvalho, sócia em avaliação de Riscos, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da EY.
Em outubro desse ano, o escritório recebeu certificado LEED Commercial Interior na mais alta categoria, a Platinum. A certificação resultou do anseio da empresa por um selo de reconhecimento global e das diretrizes mundiais da organização, que já incentivam a promoção de diversos critérios de sustentabilidade dentro dos escritórios da EY.

Escritório do Futuro

Workplace of the Future, é o conceito para o projeto do escritório da EY, que se baseia numa palavra chave: multifuncionalidade. “Temos vários escritórios no mundo, todos têm como principal objetivo promover maior integração entre as pessoas e incentivar o trabalho de colaboração. Para isso tivemos que investir em tecnologia, sustentabilidade e integração dos escritórios a nível internacional. O conceito Workplace prevê um ambiente de trabalho onde não se tenha a percepção de hierarquia. Investimos muito também nessa quebra de hierarquia”, analisa Zunara.
Atualmente, a Ernst & Young está presente em 728 escritórios distribuídos em 150 países. São cerca de 160 mil colaboradores. O conceito de Workplace of the Future é aplicado em 66 desses escritórios e os planos da empresa preveem a expansão gradual desses números. Segundo o Relatório Anual 2015 da EY Brasil, a mudança para esse novo conceito de escritório “foi baseada em um estudo global do perfil dos colaboradores, que revelou que 50% deles já são da geração Y e que esse número pode chegar a 85% em 2020. Essa geração tem uma necessidade de inovação constante e, para exercê-la, busca ambientes de trabalho mais dinâmicos, colaborativos e flexíveis”.
Todos os espaços do escritório da EY são considerados multifuncionais, ou seja, podem ser usados por todos em diversas funções. Para organizar esse fluxo, a empresa investiu em tecnologia e criou uma plataforma virtual (que pode ser acessada via celular) de consulta e reserva de salas. Tal ferramenta é integrada mundialmente, o que permite reservas nos escritórios de outros países. “Nós éramos um escritório de mesa fixa, e passamos para uma estrutura de hotelling, ou seja, temos flexibilidade no uso dos ambientes e espaços de trabalho. Isso significa dizer que tais ambientes tanto podem funcionar como a sala de um diretor quanto como uma sala de reuniões”, exemplifica Zunara. Projeto: EEY SP Workplace of the Future Localização: São Paulo - SP Proprietário: Ernst & Young Área construída: 9

Foco em sustentabilidade 

Elaborado pelo escritório Athié|Wohnrath, o projeto para a Ernst & Young já planejado visando atender as diretrizes internas da empresa e também as requisições para a certificação LEED. Para tal, ele precisou se atentar a uma série de detalhes em sete pilares bá- sicos: implantação sustentável, energia, conforto ambiental, inovação, eficiência hídrica, materiais e recursos e créditos regionais. A EY também contou com consultoria do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) para obter a certificação LEED.
Com grandes janelas que valorizam a luz natural, o escritório também conta com sensores de luminosidade que detectam o movimento e ligam/desligam as luzes automaticamente. “Nos preocupamos bastante com luminosidade, porque esse talvez seja o fator mais crucial quando pensamos no bem-estar das pessoas nos escritórios”, enfatiza Zunara.
Ainda visando a economia de energia e também pensando na qualidade interna do ar, o escritório possui um sistema de ar condicionado inteligente. Tal sistema percebe a temperatura no ambiente e faz os ajustes automaticamente, o que evita o problema de deixar o ar condicionado ligado sem ter ninguém usando o local.
Os vasos dos sanitários e todas as torneiras do escritório possuem redutores de fluxo de água, o que gera economia imediata. Mas de nada adiantariam essas medidas se os funcionários não usassem conscientemente os espaços. Nesse sentido, Zunara aponta que a educação é fundamental. “Nos atentamos para que as pessoas realmente entendam como usar o espaço. Desenvolvemos um guia para os colaboradores, explicando como usar os ambientes do escritório pensando não só em si, mas também no outro. Porque o bem-estar está muito relacionado ao impacto que você causa no outro”.
As mudanças visando a redução de resíduos também foram significativas. Cerca de 80% das impressoras do escritório foram desativadas, o que desestimulou o uso do papel. A empresa adotou uma política de mesas limpas, ou seja, manter o menor número possível de objetos e pertences na mesa. Isso se alinha com o conceito de multifuncionalidade dos ambientes, conforme lembra Zunara. “O colaborador tem que pensar toda hora no conceito do projeto, isso significa dizer que ele não deve trazer nada ao espaço que o faça se fixar ali”, explica.
Em relação ao descarte de resíduos, as lixeiras foram retiradas das salas, também visando desestimular a geração de lixo. Na área de convivência, há lixeiras para cada tipo de material, incentivando a coleta seletiva. O descarte posterior desses materiais fica a cargo do condomínio que, por também ser certificado LEED, possui uma série de diretrizes quanto ao destino final dos mesmos.

O antes e o depois

Desfrutar de um espaço certificado LEED significa lembrar que os processos para se chegar até ali também precisam estar de acordo com uma série de diretrizes. Zunara salienta que, durante a fase de execução do projeto, foram tomados diversos cuidados que muitas pessoas nem imaginam. “Nos atentamos para manter a obra ventilada e o mais limpa possível, além de fazer a coleta e o descarte correto dos resíduos da construção. Foi feito também serviço de controle de poeira e de ruídos”.
Além desses cuidados, também houve a preocupação para que todo o mobiliário tivesse origem local. “Fizemos um controle de quais seriam nossos fornecedores. Só para exemplificar, até a madeira que usamos em nossos rodapés segue uma série de especificações, é certificada”, complementa.
Quando questionada se todo o esforço valeu a pena, Zunara não tem dúvidas: “Com certeza valeu e ainda valerá muito mais! Porque a ideia por trás de ter um escritório como esse é crescer. E crescer não só nó fisicamente, mas em todos os sentidos”, finaliza.



*reportagem originalmente publicada na edição 11 da Revista GBC Brasil.